domingo, 31 de maio de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS LIÇÃO 10 - Os Últimos Conselhos de Um Grande Líder - 07/06/2015

Introdução


Moisés reúne o Povo e relembra os fracassos da geração passada



"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos, ou não." Dt. 8.2
  1. Moisés reúne o povo e o faz relembrar tudo que gerações passadas fracassaram
  2. Aconselha a nova geração a não cometer tais fracassos
  3. Revela os propósitos de Deus
Muito havia de ser dito por Moisés, ele fala para uma nova geração de homens e mulheres que muito tinha a aprender. Os seus pais haviam fracassado, quanto à conquista de Canaã, mas isso não mais poderia se repetir,  portanto, ao relembrar o passado, o velho líder ensina lições que jamais deverão ser ignoradas ou esquecidas.


Trazendo para os dias atuais:

Você já ouviu a expressão: “Quem gosta de passado é museu”? Ela é muito comum, nos dias de hoje, e preferida por quem opta por apagar o passado da memória. Por mais doloroso que seja lembrar o passado, às vezes é importante fazer isso porque as experiências positivas ou negativas nele vividas podem nos ensinar a encarar, com êxito, o presente e o futuro.

Nesta lição veremos quem é que nos levaria ao deserto, o próprio Deus nos leva para nos ensinar os erros passados e nos guia pela mão como o Pai que leva e guia o seu filho pelo caminho em que anda. (Dt 1:30-31 - Dt 8:15). O deserto é o lugar da ação de Deus na vida de seus filhos. Nós, muitas vezes somos guiados por Deus ao deserto quando enfrentamos problemas e momentos difíceis, mas em tudo há um propósito. 


1. Quarenta anos de caminhada errante



1.1 Observar o caminho

Moisés faz o povo refletir sobre o caminho que andaram por quarenta anos


Os faz relembrar o que viveram - Humilhação, fome, lugar adverso - Um exemplo interessante:

A hostilidade (adverso, contrário, rude) do deserto: O deserto é um local hostil, cheio de perigos e adversidades. Altas temperaturas durante o dia com sol escaldante e baixas temperaturas durante a noite. As elevadas temperaturas durante o dia pode levar qualquer pessoa a perda de líquido pelo suor causando desidratação e até a morte. Há ainda efeitos danosos para o sistema respiratórios por causa das tempestades de areia, tempestades que podem durar horas e às vezes dias.


Roupas que não se gastaram e pés que não se cansaramPara Israel Deus proveu água, pão, roupas que não ficaram gastas, pés que não inchavam, mas queria que eles entendessem que acima do conforto que o próprio Deus concedeu, o que realmente importava era que obedecessem a voz dEle.


1.2 Guardar o Mandamento


Obedeçam, pois, aos seus mandamentos, vivam de acordo com os 
seus ensinamentos e temam o Senhor, seu Deus. Dt 8.6

O Alerta da obediência: O discurso de despedida de Moisés apresentado ao povo Israelita é apresentado com grande teor de preocupação (Moisés conhecia bem o povo de Israel), com a finalidade de destacar os desvios que ainda existiam no meio deles. O elemento importante aqui é que à fidelidade que eles teriam que ter à Deus deve corresponder o amor a Deus, a obediência à lei e aos mandamentos. Em Dt. 8.6 Há um forte apelo A OBEDIÊNCIA. Imaginem um povo que viviam uma época de crise, os jovens do seu tempo não passaram por aquilo que os antepassados passaram, então a atuação direta de Deus não é mais tão palpável assim como tinha sido entre os antepassados. 

E é bem por ai que a fé em Deus corre perigo, assim a pregação de Moisés tem a finalidade de lembrar que a cada nova geração a fé tem que se tornar VIVA e tão pessoal quanto possível. Este é um processo que nunca pode parar, Moisés olha para o passado e traz para para o momento presente.

1.3 Guiados por Deus através do deserto


Um povo nômade: Para um povo que era nômade, a terra representava o bem maior, insubstituível. É ela que lhe garante a vida, o sustento, segurança. Outro fator importante para este povo é que ela não é conquista, mas sim dádiva para ser usufruída. E por ser dádiva do próprio Deus, ela é perfeita, tem de tudo para todos. Deus é que não deixa faltar nada. É ele quem garante a continuidade da vida. E para que haja continuidade da vida, faz-se necessária a fidelidade a Deus, que se expressa na observância dos mandamentos.

A importância da terra que não conheceram: Deus dá a terra aos homens para que dela tirem o sustento. A terra é de Deus, ele é o Senhor. O homem, por outro lado, também está ligado a esta dádiva de Deus; é dela que vem todo o seu sustento. E, mais ainda, a sua própria origem está ligada à terra, pois do pó foi formado (Gn 2.17).

Mas durantes 40 anos aquela geração que vivenciou grandes milagres, foram guiados pelo deserto em círculos pelo próprio Deus e não conheceram a terra prometida, andaram por caminhos errantes.

2. Quarenta anos de humilhação


2.1 Livres, vivendo como escravos


A escravidão continuava em seus corações

Não conquistaram a terra prometida:  Moisés relembra ao povo, ao chegar próximo a Canaã, que não confiou em Deus. A ordem divina era para conquistar a terra, mas o povo estava temeroso demais. Por isso, sugeriu o envio de homens que espiassem a terra em questão (Dt 1:22). Ao retornarem, os espias (com exceção de Josué e Calebe) prestaram o seguinte relatório: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós (Nm 13:31b). A fé havia dado lugar ao medo. 

Aquele que os salvou das mãos de Faraó não seria suficientemente capaz de lhes entregar o povo daquela terra? Mas aquela geração incrédula não lembrou de nada disso. 

As pragas do Egito, a abertura do mar Vermelho, o envio das codornizes nada mais significava para eles

Aquela era a hora de demonstrar a fé no Todo-Poderoso, invadindo a terra e lutando por ela. Obviamente, “ter fé não é crer apesar das aparências , mas sim obedecer apesar das circunstâncias e consequências”.


Moisés, portanto, estava alertando a nova geração israelita sobre 
a importância de confiar no Senhor. 

Esta confiança envolve, sobretudo, dependência na pessoa dele. A geração anterior pecara nesse quesito e não dependeu inteiramente de Deus. Se dele dependermos, naturalmente nós o deixaremos controlar a nossa vida, em todos os aspectos. 

2.2 A humilhação tinha um propósito


A humilhação: A palavra humilhar significa tornar humilde, humildar. A humildade não é ser um pobrezinho ou coitadinho. A verdadeira humildade é ser dependente de Deus. Poderíamos parafrasear – Para mostrar que é dependente de Deus. Jesus Cristo declara que sem Ele nada podemos fazer (João 15:5), quanto mais no deserto. Não há lugar melhor do que estar na dependência de Deus.


2.3 Deixou ter fome, mas sustentou com maná


Da fome ao manancial de Deus: Um manancial no deserto parece contraditório. Manancial são fontes de água que não acabam. O deserto é um lugar seco com grande escassez de água. Apesar da aparente contradição é no deserto que muitas vezes Deus nos guia para que encontremos o manancial de águas vivas que flui do próprio Deus.


3. Quarenta anos de milagres incontestáveis



3.1 Uma comida desconhecida de todos 


Maná: (no hebraicoמָ‏ן man). A Bíblia o o descreve como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita,  liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida, após a evaporação do orvalho formado durante a madrugada, aparecia uma coisa miúda, flocosa, como a geada , branco, descrito como uma semente de coentro, e como o bdélio (é uma goma-resina aromática comum no Oriente Médio e empregada para falsificar a mirra), que lembrava pequenas pérolas
Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo transformado em bolos. Diz-se que seu sabor lembrava bolachas de mel, ou bolo doce de azeiteAinda segundo a Bíblia, o maná era enviado diariamente e não podia ser armazenado para outro dia. O fenômeno descrito em Êxodo 16 e outras passagens bíblicas Dt 8,3 , Nm 9.15, Sl 78. 23-25,  e Sl 5.40, Jo 6.31, só pode ser explicado como um milagre. 

Judaísmo: Ao examinar o suposto "maná", em 1927, Friedrich S. Bobenheimer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, descobriu que piolhos de plantas, cigarras e cochonilhas se alimentam das tamargueiras do deserto do Sinai e excretam o excesso de seus carboidratos na forma de uma substância doce. Essa substância se evapora em partículas que se assemelham-se à geada. Supõe-se que esse era o "maná" que Josefo (historiador judaico) declarou ser ainda encontrado em sua época no Sinai. A aceitação da narrativa de Êxodo 16 exclui a possibilidade de que o "maná" da tamargueira tenha sido o alimento milagroso com o qual os israelitas sobreviveram por 40 anos. O maná do céu foi provido ao longo dos anos, mas seu suprimento cessou tão logo entraram na terra prometida.

3.2 Um mesmo figurino durante quarenta anos

Roupas que não se gastaram e pés que não se cansaramPara Israel Deus proveu água, pão, roupas que não ficaram gastas, pés que não inchavam, mas queria que eles entendessem que acima do conforto que o próprio Deus concedeu, o que realmente importava era que obedecessem a voz dEle.

3.3 Aprendendo com os erros

Algumas frases pra reflexão:


John Wesley
"Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo."

Charles Spurgeon
"Muitas pessoas devem a grandeza de sua vida aos obstáculos que tiveram que vencer."

"Não conheço personagem mais triste do que Saul quando Deus o deixou".

"Uma pequena fé levará tua alma ao céu; uma grande fé trará o céu para sua alma." 

'Aqueles que mergulham no mar das aflições trazem pérolas raras para cima."

"Ética pode te manter fora da prisão, mas apenas o sangue de Cristo te mantém fora do inferno."

“Não entendo muito acerca da fé a olho seco; sei que fui a Cristo pelo caminho da cruz de prantos, quando fui ao Calvário pela fé, fui com muito choro e súplicas confessando minhas transgressões e desejando encontrar salvação em Jesus, e em Jesus somente.”

"Todas as nossas justiças, como trapo da imundícia”. Spurgeon comentou: “Se nossas justiças são tão ruins assim, imaginem nossas injustiças.”

“A Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.”


Conclusão

Faça a sua conclusão e apresente a sala

Fontes
Estudos Pessoais - Simone Melo
http://bibliaespadadaverdade.blogspot.com.br/2011/02/manancial-no-deserto-deuteronomio-81-20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário