domingo, 5 de julho de 2015

EBD Editora Betel - CONTEÚDO LIÇÃO 2 “O milagre produzido por um toque especial” - 12 de Julho de 2015

Lição 02 – 12 de Julho de 2015 “O milagre produzido por um toque especial” 

CONTEÚDO - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 

Texto Áureo 
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” Hb 11.1 


Verdade Aplicada 
A fé é o único elo capaz de trazer à terra o desenho que está projetado nos céus. Sem ela é impossível ver e conquistar as coisas espirituais que estão ao nosso dispor. 

Objetivos da Lição 

  • Ensinar que a perseverança e a determinação são fatores essenciais para o milagre; 
  • Mostrar os benefícios recebidos tanto no corpo quanto na alma da mulher do fl uxo de sangue; 
  • Ensinar que o toque especial dessa mulher redundou em benefícios que foram além de suas expectativas. 


Textos de Referência 

Mc 5.25-30 

Introdução 
Nesta lição, estudaremos a vida de uma mulher sofrida, que empobreceu por gastar todo o seu dinheiro em busca da cura de sua enfermidade. Uma mulher sem paz que, ouvindo falar de Jesus Cristo, resolve ir ao seu encontro. 

1. DE MIM SAIU VIRTUDE 

Em meio à multidão, uma mulher anônima, doente, falida, mas desejosa por ser curada, rompe o silêncio de Jesus que, ao ser tocado, tenta buscá-la entre o povo, dizendo: “(...) de mim saiu virtude” (Lc 8.46). Aos pés de Jesus, ela encontrou a tão sonhada resposta que procurava e que a medicina lhe havia negado. 

1.1 Uma mulher sem recursos 

Durante longo doze anos, essa mulher buscou incessantemente uma solucção para sua hemorragia. A medicina e a ciência de sua época não puderam curá-la e, dia a dia, sua situação se tornava ainda mais desesperadora (Mc 5.25,26).

Ela chegou ao final de si mesma e de todos os recursos humanos. Todavia, quando alcançou o fundo do poço, uma faulha de esperança irradiou sua alma. Ela decidiu olhar para os céus e determinou em seu coração que se tocasse em Jesus ficaria sã (Mc. 5 27,28).

1.2 Uma triste enfermidade 


1.3 Um toque especial

2. A CURA DO CORPO E DA ALMA 
Durante doze anos essa mulher viveu de forma anônima porque além de ser vítima de uma enfermidade, ainda era vítima da sociedade. Ela era fisicamente doente e psicologicamente abatida. Mas aquele toque em especial lhe trouxe tanto a saúde quanto a autoestima. 

2.1 Indo ao encontro de Jesus 
2.2 Sem fé é impossível agradar a Deus 
2.3 Tua fé te salvou

3. LIÇÕES PRÁTICAS 
A Bíblia nos diz que essa mulher, ao ser chamada por Jesus, se apresentou temendo e tremendo prostrou-se diante dEle e lhe disse toda a verdade  (Mc 5.33). Então, diante da grande multidão, Jesus revela o que sucedeu aquela mulher que o tocara de forma tão especial.

3.1 A perfeita combinação da graça
Essa mulher recebeu apenas um toque, a combinação perfeita da graça que Cristo nos oferece. Em meio à multidão que busca Jesus, poucos são aqueles que conseguem extrair da pessoa de Cristo um significado tão importante para suas vidas como esse.

É comum em nossos dias encontrarmos pessoas salvas e sem paz em nossos tempos. Pode haver quem não concorde, mas o milagre não é nada sem salvação e a verdadeira salvação em Cristo é aquela que produz paz nos corações (Rm 14.17).

3.2 Tocou nas vestes e saiu virtude
Segunda a Lei, se uma mulher imunda tocasse alguém nos dias em que estivesse sangrando, aquilo que tocasse também ficaria imundo.

A situação da mulher quando perguntada se tocou em Jesus era delicada, por isso temeu muito. Ela estava tocando em um homem santo e quebrando uma regra da Lei diante de muitos (lv 15.19). É preciso urgentemente compreender a grande mensagem deixada por Jesus.

Ao tocarmos nEle pela fé, não importa quão sujos estamos ou quão pecadores somos, em vez de Ele se contaminar, nós é que ficamos limpos (2Co 2.6; 1Jo 3.3)

3.3 O alívio da alma humana
O milagre ocorrido com essa mulher tem por finalidade ser figura do alívio que o Evangelho proporciona a alma humana (Mc 5.29). A experiência de muitas pessoas que vivem com as consciências exaustas, tem sido precisamente semelhante àquela que teve a mulher após ser curada de sua enfermidade.

Muitos tem passado anos a fui em tristeza, à procura da paz com Deus sem jamais tê-la encontrado. São os indivíduos que vem apelando para todos os ercursos humanos possíveis, até que, finalmente, eles encontram alívio em Jesus (mt 11.30)

CONCLUSÃO 

Não foi permitido que aquela mulher voltasse para casa sem que primeiro a sua cura fosse manifestada a todos. Não podemos nos envergonhar de testemunhar de Cristo diante dos homens. Antes, devemos tornar conhecido de todos aquilo que Cristo tem feito em favor de nossas almas (Mc 5.33,34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário