sábado, 26 de setembro de 2015

COMENTÁRIOS ADICIONAIS DA LIÇÃO 13 – 27 de setembro de 2015 - “O milagre do livramento da serpente em Paulo”

COMENTÁRIOS ADICIONAIS DA LIÇÃO 13 – 27 de setembro de 2015 
“O milagre do livramento da serpente em Paulo” 

INTRODUÇÃO
Foram três meses numa ilha após um trágico naufrágio, Paulo passa por uma nova experiência, mas para ele já não era novidade os livramentos, tamanha sua convicção em Deus, por diversas vezes declarou que sua vida e sua suficiência vinha de Deus.

Mas enfim, quem foi este homem? Quem foi Paulo? Passamos o semestre estudando sobre Sinais, Milagres e Livramentos do Novo Testamento, a grande maioria baseado no livros de Atos dos Apóstolos e hoje encerramos com mais um livramento na vida de Paulo.


Quem foi este extraordinário homem de Deus?
Porque comprovadamente sua história é baseada em uma fé inabalável?
O que fez com que ele chegasse até aqui e simplesmente não se desesperasse com uma cobra aparentemente venenosa (vejam o relato do medo da população local da Ilha de Malta) que se prende em sua mão?

Gostaria de fazer um breve relato da vida do apóstolo Paulo para que possamos compreender melhor suas atitudes, coragem, ousadia e fé.

A VIDA DO APÓSTOLO PAULO

O apóstolo Paulo foi certamente o maior Pastor e o maior missionário, o maior teólogo, um dos maiores plantadores de Igrejas da história do cristianismo, o homem que teve até hoje o maior número de obras traduzidas e publicadas no mundo, morreu pobre, velho, abandonado numa masmorra e saindo de lá direto para ser morto se tornou um dos maiores influenciadores do cristianismo até os dias de hoje.

"Israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu, quanto à prática da lei era fariseu e perseguidor da Igreja (Fl 3.5)"

Em At 22.3 diz que ele judeu, nascido na cidade de Tarso, criado em jerusalém aos pés do grande mestre Gamaliel (membro do sinédrio), foi educado no mais alto rigor da lei para tornar-se um grande líder ou rabino do judaísmo daquela época.

Em Gl 1.14 diz que dentro daqueles da sua idade, ele se destacou, tornou-se um homem culto, falava vários idiomas, porém ao mesmo tempo que Saulo crescia em Jerusalém, Jesus anunciava salvação, curava e libertava em Nazaré, multidões o seguiam, isso provocou inveja dentro do judaísmo. 

E logo depois que Jesus ressuscita, começa aqui a ação de Saulo como a figura de maior perseguidor do cristianismo, ele não somente persegue, ele matava e devorava os cristãos, ele exterminou sem compaixão nenhuma muitos cristãos (At 9.1).

Em 1Tm 1.13 ele dá seu testemunho relembrando quem foi como um homem terrível. Em 1Co 15.9 ele diz que era o menor dos apóstolos porque perseguiu a Igreja de Deus. Ele entrava nas casas e arrastava homens e mulheres para prisão.

At 22.4 Diz que ele perseguiu a religião do Caminho até a morte. At 26.9 lemos que ele perseguiu o próprio Jesus.  "Eu mesmo pensava que devia fazer tudo contra a causa de Jesus de Nazaré".

At 26.11 "Durante muito tempo eu os castiguei em todas as sinagogas e os forcei a negar a sua fé. Tinha tanto ódio deles, que até fui a outras cidades para persegui-los."

Mas chegou o dia que quando ele ia pra Damasco com o propósito de capturar os crentes, o próprio Jesus vem até Saulo, joga ele no chão e pergunta pra ele: "Saulo, Saulo porque me persegues?" E neste dia que o maior perseguidor do cristianismo está convertido.

Agora ele muda de lado e reconhece a verdade que há em Jesus. E partir de então começa a preparação de Saulo para o ministério, a Bíblia relata que ele foi levado pelos homens que estavam com ele cego para Damasco pra Rua Direita na casa de Judas, onde fica três dias orando e jejuando. Jesus aparece para Ananias e o manda até lá para que Saulo voltasse a enxergar, as escamas caíram de seus olhos.

Em At 9.20 diz que já começou a pregar nas sinagogas de Damasco afirmando que Jesus era o filho de Deus. Como os judeus começaram a armarem plano para matá-lo, os seguidores de Saulo o enviaram para Jerusalém, em Gl 1.18 diz que ele passou três anos no deserto da Arábia, volta pra Damasco e depois vai para Jerusalém e  quando chega em Jerusalém lá também acontece mais perseguição.

Gl 1. 17 - 18 E também não fui até Jerusalém para falar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a região da Arábia e depois voltei para Damasco. Três anos depois, fui até Jerusalém para pedir informações a Pedro e fiquei duas semanas com ele.

DISTÂNCIA ENTRE JERUSALÉM E DAMASCO

Saulo passa a ser perseguido! Muda a história, mundo o rumo de sua vida. Saulo precisou aprender a verdade da Nova Aliança, muitas vezes imaginamos que Saulo já começou a pregar sem parar após suas conversão, mas ELE FICA TRÊS ANOS NUM DESERTO sendo tratado por Deus.

SAULO ESTAVA SENDO RECONSTRUÍDO!
Em Jerusalém a Igreja bate a porta na cara dele, porque não acreditavam na sua conversão, MAIS DECEPÇÃO, Barnabé o ajuda e o defende. Ele começa a pregar na Sinagogas e a perseguição é grande e os irmãos decidem que ele tem que ir pra Tarso e o próprio Deus o manda ir embora de Jerusalém. (At 22.17) Ele não obedeceu a Deus e foi preso e chicoteado, o que o livrou foi o fato de ser cidadão Romano.

10 ANOS DE ANONIMATO
Então ele é solto, vai para Cesaréia e de lá para Tarso, sua cidade Natal. E em Tarso ele ficou quase 10 anos no anonimato, fazendo tendas, longe de tudo. Interessante que no dia que Saulo vai embora de Jerusalém, a Igreja passa a ter paz. (At 9.31)

"Catorze anos depois, eu voltei para Jerusalém com Barnabé e levei Tito comigo" GL2.1


BARNABÉ LEMBRA-SE DE SAULO
Em At 11. 25-26, quando Barnabé enviado a Antioquia para ver como  a comunidade cristã estava se desenvolvendo, resolve ir a Tarso buscar Paulo e trazê-lo para ajudar na evangelização em Antioquia, onde permaneceram por um ano inteiro, antes de saírem nas viagens missionárias. É Barnabé e Saulo. (Já foi reserva alguma vez, Saulo aqui não era o líder, era o liderado).

Deus continuava trabalhando nele... 


Um homem depois de 14 anos de sua conversão, tendo sido tratado pessoalmente Deus, o que poderia significar uma víbora presa em seu braço? Ele já tinha entendido a verdade da nova aliança e Deus tinha mais uma vez um propósito neste Naufrágio e na hospedagem na Ilha de Malta.

1. UMA VÍBORA EM MEIO AO FOGO 


A ILHA DE MALTA



Você crê que um País inteiro pode vir a se converter? Você crê que uma cidade inteira pode receber um Avivamento Espiritual e se converter? E se esse país for de habitantes Bárbaros, você acha que eles podem se converter? Você acredita que uma Ilha inteira pode se converter a Jesus? 
HOJE, A REPÚBLICA DE MALTA, é um país desenvolvido (não é mais de bárbaros), com IDH 39º superior ao do BRASIL (81º), com 496 MIL habitantes, fica no Mediterrâneo, ao SUL da ITALIA. Vejamos o que ocorreu:
1.1. Com a víbora na mão

O texto bíblico conta da experiência que o apóstolo Paulo ficou três meses na ilha de Malta após o naufrágio do navio que levava as duzentas e setenta e seis pessoas a Roma.  

  • Lucas, o autor do livro de Atos, conta que os habitantes de Malta receberam os náufragos com muita hospitalidade, que chovia e fazia frio. 
  • Isto levou os hospedeiros a acender uma fogueira. 
  • Ao apanhar gravetos para lançar na fogueira, o apóstolo Paulo foi surpreendido por uma víbora venenosa que ficou presa em seu braço

Porém, esta não foi a conclusão dos malteses que presenciaram a víbora com os dentes cravados na mão do apóstolo.  Eis a conclusão dos habitantes da ilha: Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a justiça não lhe permite viver (v. 4). 

Os malteses ainda não conheciam o Deus de Israel, nem o Evangelho do Reino de Jesus.  Para eles, o apóstolo era “um assassino” ou um terrível criminoso que não escapara da justiça. 

1.2. Uma víbora fugindo do fogo

CUIDADO COM AS VÍBORAS
Os malteses sem saber estavam jogando lama no rosto de Paulo chamando ele de assassino, isto lembrava do seu passado:

  • Dos seus pecados Deus não se lembra mais
  • Tem horas que pessoas vão tentar desenterrar seu passado, vão jogar lama no seu rosto
  • Paulo sacudiu a víbora e a joga no fogo

Professor, faça um trabalho com a sua sala com algumas perguntas para responderem em dupla / trio

  1. Como o Espírito Santo pode atuar dentro da Igreja trazendo santidade?
  2. O que o poder do Espírito Santo pode realizar em uma vida vazia?
  3. Qual o resultado que uma Igreja que ora obtém através do mover do Espírito Santo?
1.3. Uma víbora lançada no fogo


A paz de Deus é como um rio 
Você também precisa aprender a não perder a paz, ainda que “uma víbora fique presa na sua mão”!  No mesmo texto da Epístola aos Filipenses, Paulo registrou que sabia o segredo de viver contente em toda e qualquer situação (Fp 4.12).  
  • A reação do apóstolo foi de “sacudir a cobra no fogo” (v. 5) e continuar confiando no Senhor.  
  • Deus fez a parte dEle e o veneno não surtiu nenhum efeito em Paulo. 
  • Houve sim um resultado: os malteses ficaram embasbacados, achando que na verdade Paulo era um deus!

2. AS DECLARAÇÕES DO FOGO

2.1. Entre gravetos secos

PAULO FOI QUEBRAR GRAVETOS
  • Estavam molhados, estava frio, precisavam de uma fogueira, aproxime-se daquilo que te aquece
    • Gente que nos incentiva a andar com Deus, isto nos aquece
    • Nossa comunhão precisa ser mais aquecida
  • Na hora da crise não tente encontrar culpados, encontre soluções - Paulo se ocupou rapidamente, buscou gravetos para atirar mais na fogueira
    • Na crise se aqueça, não esfrie, tenha fé, a ajuda vem rapidamente de quem menos esperamos (neste caso a população local)
    • Só Paulo cata graveto pra manter o fogo aceso, porque a tendência é o fogo de apagar
    • Precisamos manter o fogo aceso, cate seus gravetos:
      • Escola Dominical
      • Culto Doméstico
      • Culto de Doutrina
      • Culto Familiar
      • Leitura Bíblica
      • Oração
      • Cuida da sua família, do seu esposo, dos seus filhos
      • Tenha iniciativa, atitude na sua vida pessoal, ministerial e profissional
  • Na crise Deus é poderoso para reverter qualquer quadro que estejamos passando, que possamos quebrar muitos gravetos

2.2. Víbora agarrada na mão


VENÇA SEUS MEDOS


2.3. Maravilhas na ilha de Malta

ADVERSIDADES PRECEDEM CONQUISTAS
Muitas pessoas da ilha de Malta foram impactadas pelo poder de Deus manifestado através da vida de Paulo.  O habitante mais ilustre da ilha se chamava Públio e o texto bíblico conta que Paulo se hospedou em sua cada durante três dias. Nesta ocasião o pai de Públio foi curado assim que Paulo impôs sua mão e orou por ele.  
  • O verso 9 conta que todos os doentes da ilha que foram até Paulo também receberam cura da parte de Deus.  
  • Ou seja, Malta foi visitada pelo poder de Deus graças ao naufrágio e à adversidade vivida pelo apóstolo. 
  • Diante das adversidades há pessoas que desanimam, recuam, desistem.  Lembre-se: Deus tem poder para tornar cada adversidade em bênção tanto para nós, como para o Reino de Jesus.  
É isto que o próprio apóstolo Paulo nos ensinou através de Romanos 8.28: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.

3. Avivamento e provisão

3.1. O vento do Espírito
3.2. A provisão divina
DEUS É PODEROSO PRA LEVANTAR GENTE QUE VOCÊ NUNCA VIU
  • Para abençoar sua vida
  • Os Bárbaros tratam Paulo com profunda simpatia
  • Deus levanta gente até pra nos socorrer na hora de nossa necessidade
DEUS É PODEROSO PRA PROTEGER VOCÊ DE TODO MAL
  • Pode até pessoas torcendo para inchar e cair com o veneno da cobra como aconteceu com Paulo, mas Deus te livra
PESSOAS QUE TE JULGARAM ERRADO VÃO TER QUE MUDAR O PARECER A SEUS RESPEITO
  • Quando você anda com Deus, pessoas que falam mal de você, criticam você, vão ter que mudar de opinião sobre você
  • As pessoas vão ter que mudar de opinião a seu respeito
A ILHA DO SEU NAUFRÁGIO PODE SER O LUGAR DE SUA OPORTUNIDADE
  • O pai do prefeito foi curado
  • A população foi curada
  • Transforme problemas em oportunidades
  • A sua vida não está sem rumo
  • Quando você pensa que os planos foram todos frustrados, Deus está dirigindo sua vida
  • Deus transforma maldição em benção
3.3. O propósito do poder sobrenatural de Deus

CURA 
  • Com o avivamento veio cura sobre a população da Ilha
  • Interessante a CURA DO PAI DE PÚBLIO, líder naquela Ilha. Seu pai estava com “DISENTERIA” e ardendo em febre 
  • O AVIVAMENTO MUDOU A SORTE DA VIDA DAQUELE HOMEM! 
  • HOJE A ILHA DE MALTA É CHAMADA REPUBLICA DE MALTA: IDH 39º , população vivendo em riqueza e prosperidade
MUDANÇA
  • Para isto acontecer foi necessário um líder se dispor e se entregar nas mãos de Deus
  • Paulo abriu mão de sua própria vida para viver os propósitos de Deus

CONCLUSÃO 
AS MARCAS DE UM CRENTE INFLUENCIADOR
  1. SUA ATITUDE
  2. SUA PRATICIDADE
  3. SUA LIDERANÇA ESPIRITUAL
  4. SUA CRENÇA SOBRENATURA
  5. SEU ARDOR EVANGELÍSTICO



FONTE http://hernandesdiaslopes.com.br/2010/07/como-olhar-para-a-vida-na-perspectiva-de-deus/#.VgdrH8tViko
Estudo sobre Paulo - Hernandes Dias Lopes
ESTUDOS BÍBLICOS, BÍBLIA SAGRADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário