terça-feira, 26 de maio de 2015

EDITORA BETEL - COMENTÁRIOS LIÇÃO 9 Construindo Bezerros de Ouro - 31/05/2015

Introdução

Importante explicar quem era Arão e o Contexto Histórico

Quem foi Arão?


Genealogia - Em Ex 6.20 e 1Cr 6.3 era filho de Anrão e irmão de Moisés e de Miriam, era também pai de Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

Nascimento - Em Ex. 7.7 era três anos mais velho do que Moisés, certamente que tinha nascido antes do Faraó decidir matar todas as crianças recém-nascidas de sexo masculino.

Encontro com Moisés - Em Ex 4.28 vemos que, quando Moisés voltou ao Egito, contou a Arão toda a sua experiência e como Deus o enviara para libertar o seu povo, Arão acompanhou a Moisés, quando foram ter com o Faraó em Ex. 7.10 quando Arão transformou a sua vara em serpente, também foi Arão que, com a sua vara transformou as águas do Nilo em sangue - Ex. 7.20.

BETEL - Construindo Bezerros de Ouro - 31/05/2015 Conteúdo da Lição 9


Texto Áureo
“E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.” At 7.41

Verdade Aplicada 

A penalidade para aquele que trai a confiança do Senhor é a dura realidade de ter que avançar sem a Sua presença e a Sua proteção.

Objetivos da Lição

1) Analisar os motivos que levaram Israel a pecar e por que Arão confeccionou o bezerro de ouro;
2) Explicar porque Moisés quebrou as tábuas da Lei e a maneira como se arriscou e intercedeu para que Deus perdoasse ao povo;
3) Entender o que significa um bezerro de ouro em nossas vidas.

Textos de Referência -Êxodo 32.1-4
1 Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas e trazei-mos.
3 Então, todo o povo arrancou os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão,
4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então, disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito

Introdução
O pedido dos israelitas não significava necessariamente que esses indivíduos estivessem rejeitando ao Senhor, eles queriam Deus, mas um Deus de acordo com o que suas mentes imaginavam (Êx 32.1).