sábado, 10 de dezembro de 2016

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS LIÇÃO 11 - MARCAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR - 11/12/2016

COMENTÁRIOS ADICIONAIS LIÇÃO 11 - MARCAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR 


INTRODUÇÃO DA AULA
Relate detalhes do significado do texto de referência, lembre-se que todo aluno gosta de uma boa história bem contada.


IMPORTANTE SABER
Carta aos Hebreus - A antiga tradição da Igreja deu ao escrito o nome Carta aos Hebreus. Quem era os Hebreus? Os judeus!  Judeus que acreditam em Jesus Cristo, o assunto central da Carta e/ou Sermão é Jesus Cristo. É notório pelo tema da carta que os ouvintes conheciam muito bem a escritura do Antigo Testamento. A carta é direcionada a pessoas acostumadas com o sacrifício realizado pelo sacerdote e agora é apresentado o melhor sacrifício: Jesus Cristo.



Textos de Referência Hb 10.16-20 

Do que precisa o pecador? Ele precisa ser perdoado e purificado da culpa por seus pecados. Mas o perdão requer um sacrifício que seja capaz de satisfazer as exigências da justiça. A lei de Moisés não podia prover um sacrifício como esse. Sob aquela lei, o sangue dos animais era oferecido a Deus, mas o autor de Hebreus observa que tal sangue “não podia tirar meus pecados” (10:4,11). A repetição constante desses sacrifícios era uma lembrança contínua de que não eram adequados à remissão de pecados (10:1-3). Contudo, esses sacrifícios de animais eram “sombras” do sacrifício perfeito que seria oferecido por Jesus (10:1). 

Deus não se alegrava com os sacrifícios oferecidos sob a lei de Moisés, no sentido em que eles eram inadequados para pagar a pena pelos pecados cometidos. Jesus, contudo, veio a este mundo e foi totalmente obediente ao Pai (10:9). Como resultado, ele foi capaz de oferecer a si mesmo, isto é, uma vida imaculada pelo pecado, como um sacrifício perfeito. 

Diferente dos sacrifícios do Velho Testamento, Jesus ofereceu a si mesmo uma única vez, porque seu sacrifício garantia a remissão dos pecados (10:10-12,14,18). Sob a lei de Moisés, somente ao sumo sacerdote era permitido entrar na parte do tabernáculo conhecida como o Santo dos Santos, e ele tinha que ser cerimonialmente purificado antes que pudesse entrar na presença de Deus ali. O sacrifício de Jesus tornou possível para nós nos aproximarmos de Deus, e finalmente entrar ousadamente no próprio céu, purificados pelo sangue de Jesus Cristo de todos os nossos pecados (10:19-22; veja 9:24-26). 

É importante que nos encorajemos uns aos outros para permanecermos firmes em nossa esperança de entrar na presença de Deus no céu. O escritor de Hebreus observa que alguns cristãos tinham parado de se reunir com os outros santos (10:23-25). Se nós, que fomos santificados pelo sangue de Jesus através de nossa obediência ao evangelho, mais tarde rejeitarmos seu sacrifício e retornarmos ao mundo ou mesmo à lei de Moisés, o que mais ficará como sacrifício pelo pecado? 

Absolutamente nada! Quando os israelitas rejeitavam a lei de Moisés, o castigo era certo (10:28). O que fará Deus com aqueles que rejeitam o sacrifício perfeito de Jesus, seu Filho unigênito? O castigo será ainda mais certo e horrível (10:26-31). Temos que permanecer fiéis até o fim, apesar da perseguição e tribulação. Os cristãos que receberam primeiro esta epístola tinham sofrido no passado; o escritor inspirado encoraja-os a não desistir para que possam receber a promessa (10:32-36). 


EXERCÍCIO "ACORDA PESSOAL"

Prezado (a) Professor (a),

O que acha começar a aula fazendo um teste com os alunos.

Distribua folhas em branco e peça para cada aluno liste três (3) características que definem seu relacionamento com Deus. PEÇA para que não escrevam o nome no final.

Depois peça para que o (a) aluno (a) troque o papel com alguém que está sentado próximo e ai cada um deverá ler a resposta do outro. É uma boa forma de iniciar a aula e fazer as pessoas pensarem como anda seu relacionamento com Deus.

Dando prosseguimento a aula, faça as seguintes perguntas:

1. Você acredita que a grande maioria de nós temos de fato intimidade com Deus? Dê uma pausa e espere eles responderem ou indique pessoas para responderem.

2. Se você pudesse fazer algo para mudar seu relacionamento com Deus, o que você faria?

1. A MARCA DA VERDADE



COMO PODEMOS IMAGINAR, ENTENDER, COMPREENDER ESTA MARCA VERDADEIRA? 


Em Êxodo 15 temos o primeiro registro de um cântico registrado na Bíblia, uma manifestação pública de adoração e o corpo sendo envolvido num ato de adoração. É interessante que nesta passagem podemos:

IMAGINAR - Miriam (que provavelmente tinha 90 anos) dançando e louvando a Deus
ENTENDER - Foi contagiante, o coração explodia de alegria 
COMPREENDER - Motivos profundos, intimidade com o Eterno a fizeram não resistir tamanha vontade de Adorar, Louvar e Agradecer

Êxodo 15 
1 Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
2 O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.

O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome...



20 Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.


2. A MARCA DA EXCELÊNCIA 

"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4.24


EXCELÊNCIA EXIGE RECONHECIMENTO, DEDICAÇÃO E HUMILDADE NA PRESENÇA DO ETERNO
RECONHECIMENTO 
Reconhecer que Ele é Deus e você é servo. 
Reconhecer que Ele é Soberano e você é servo.
Reconhecer que Ele é o Seu dono e você é servo.
Reconhecer que Ele é Poderoso e você é servo.
Reconhecer que Ele é Grande e você é servo.
Reconhecer que Ele é o Tempo e você é servo.
Reconhecer que Ele é o Médico e você é servo.
Reconhecer que Ele é Misericordioso e você é servo.
Reconhecer.. peça a classe para completar a frase.

DEDICAÇÃO
Dedicar-se a oração diária.
Dedicar-se a oração noturna.
Dedicar-se a oração constante.
Dedicar-se a oração intercessória.
Dedicar-se ao Jejum, ao Jejum, ao Jejum.
Dedicar-se a cultuar a Deus
Dedicar-se a louvar a Deus
Dedicar-se a entregar sua vida a Deus
Dedicar-se a ler a Bíblia.
Dedicar-se a fazer o devocional diário.
Dedicar-se ao Jejum, ao Jejum, ao Jejum.
Dedicar-se a falar que Ele cura, salva e liberta.
Dedicar-se.. peça para classe a completar.

HUMILDADE
Humilhar-se na presença do Senhor.
Humilhar-se em saber esperar.
Humilhar-se em perdoar.
Humilhar-se em não revidar.
Humilhar-se em não se irar.
Humilhar-se em não se exaltar.
Humilhar-se... peça para classe completar.

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura". João 4.21-23


3. A MARCA DA PAZ 
Consulte: http://hernandesdiaslopes.com.br/portal/as-dimensoes-da-paz/

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Hb 3.17,18
Teremos paz quando entendermos que Aquele a quem Adoramos está no controle de tudo.
A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO
A PAZ QUE NOS ACALMA
A PAZ QUE NOS ABRAÇA
A PAZ QUE MUDA NOSSO SEMBLANTE
A PAZ QUE NOS AJUDA A SEGUIR ADIANTE

Finalize a aula com o vídeo abaixo e comente como José do Egito permaneceu na presença de Deus confiando, adorando e acreditando que independente do que acontecesse, a paz de Deus permaneceria em sua vida.




Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/hebreus.htm#Hebreus 10:1-39


Nenhum comentário:

Postar um comentário