terça-feira, 14 de novembro de 2017

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Lição 8 - A Ordenança da Ceia do Senhor - EBD Betel 19/11/2017

COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Lição 8 - A Ordenança da Ceia do Senhor - EBD Betel 19/11/2017


INTRODUÇÃO

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, Entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo." Ap.3.20

A Ceia do Senhor e o batismo são as duas ordenanças instituídas por Cristo para serem observadas pela Igreja. A Ceia do Senhor surgiu da última páscoa de Cristo com seus discípulos antes da crucificação. O propósito da ceia é proclamar simbolicamente a morte de Cristo. Ele pede que cada cristão se prepare com cuidado cada vez que celebra ra Ceia do Senhor.

A Bíblia nos mostra claramente a origem da Ceia do Senhor, e isso encontramos nos Evangelhos de Mateus (26:26-29), Marcos (14:22-25) e Lucas (22:14-20), e também vemos sua prática posterior em Atos (2:42; 20:7) e 1 Coríntios (10:16; 11:23).

VIDEO AULA


1. CEIA DO SENHOR E SEU SIGNIFICADO


HISTÓRIA
Na noite anterior à sua morte, nosso Senhor Jesus Cristo reuniu-se com os discípulos no cenáculo (é o termo usado para o local onde ocorreu a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar") para tomar a refeição da páscoa. Todos os anos, o povo judeu reunia-se para celebrar a páscoa, uma refeição especial ordenada por Deus para comemorar a libertação de Israel.

Ele lançou uma série de pragas sobre o Egito, para livrar Israel do poder de faraó. Foi só após a última praga - a morte dos primogênitos em toda terra do Egito - que faraó finalmente concordou em deixar o povo partir. Os israelitas protegeram-se da praga contra os primogênitos aplicando sangue de um cordeiro morto nos umbrais das portas e nos beirais de suas casas. Depois, comeram o cordeiro assado, juntamente com pães asmos e ervas amargas, uma refeição que passou a ser conhecida como Ceia da Páscoa (ou passagem, pesach) porque o anjo da morte passou por eles.

Sempre que um israelita participava da festa anual da páscoa, lembrava-se de que Deus livrou sua nação da escravidão no Egito. A páscoa celebrada hoje ainda relembra esse grande livramento histórico, mas não vê o livramento maior que prenunciava: a cruz de Cristo.

Jesus tomou aquela antiga festa e a transformou numa refeição com um novo significado, quando instruiu os discípulos a beber o cálice e comer o pão em memória de sua morte em favor deles. O Calvário supera o Êxodo do Egito como o maior evento redentor da história.

Os cristãos não relembram o sangue dos umbrais e nas vergas, mas o sangue derramado na cruz.


COMO ERA A CEIA NOS TEMPOS DE JESUS


OS CONVIDADOS
  • As pessoas ficavam como se estivessem quase que deitadas;
  • Elas entravam ao local descalços, geralmente antes de entrar no local era comum pedir que o servo (ou escravo) mais simples da casa lavasse os pés dos convidados.
  • Eles também procuravam lavar as mãos e havia todo um preparo para lavagem das mãos


A foto abaixo retrata algo similar






A ORAÇÃO ANTES DA REFEIÇÃO

No oriente médio a Oração deve ser feita ajoelhado ou em pé, pegava o pão e levantava com todos os seus convidados e alguns historiadores afirmam havia um costume de cobrir a cabeça e em seguida fazia a seguinte oração abençoando o alimento:


Matus 26.26 "E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o..."

"Bendito sois tu Deus do Universo pelo alimento que recebemos de Tua bondade. Amém"

O ALIMENTO - PÃO E VINHO
"...o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo." Mt 26.26

Partia o pão e distribuía para seus convidados, não havia talhares na época, todas as pessoas participavam do mesmo prato, geralmente molhavam o pão no vinho e cada um esperava sua vez para fazê-lo.

"E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;" Mt 26.17

Os elementos comuns da Ceia do Senhor são os seguintes:
1. O ato de tomar o pão.
2. A ação de graças.
3. O partir do pão.
4. As palavras "Este é o meu corpo"
5. O cálice.
6. O "sangue da aliança"

O SIGNIFICADO
A Ceia do Senhor é um memorial instituído pelo próprio Senhor. Ele se tornou a concretização plena do livramento do pecado e da morte quando derramou seu sangue e morreu na cruz.

Jesus instruiu os discípulos a beber o cálice e comer o pão em memória de sua morte a favor deles. "...em memória de mim..." Este é um importante elemento na Ceia do Senhor.  FICA CLARO AQUI O SIGNIFICADO.

Mas também trata-se de um memorial em face de tudo quanto Cristo foi e fez pelos homens, sobretudo em sua expiação. A igreja cristã teria ficado grandemente empobrecida sem essa ênfase memorial. Porque a Ceia é sim o memorial do sacrifício da cruz, mas também a memória de tudo quanto Ele foi e fez entre os crentes.

Cumpre-nos relembrar sua vida magnificente; cumpre-nos relembrar suas ações destituídas de todo egoísmo; cumpre-nos relembrar seus milagres beneficentes; cumpre-nos relembrar seus sublimes ensinamentos; cumpre-nos relembrar tudo quanto Cristo fez em prol da humanidade, na redenção e na esperança que ele nos trouxe; não permitamos que sua vida tenha sido vã para conosco; reconheçamos a importância da mesma; reconheçamos quem é  Cristo.


2. A IMPORTÂNCIA DO DISCERNIMENTO


1 Co 11.28 "...Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice..."

O auto-exame é aqui determinado como modo de levar o crente a participar dignamente da Ceia do Senhor.

O termo grego "anakrino" pode significar: indagar, examinar, discernir.
  • Sua forma nominal indica uma "investigação"
  • Quando usado no sentido judicial significa "uma audiência preliminar".

No versículo 31 diz "Porque, se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados" a palavra "julgar"  é empregada em dois sentidos: "Examinar" ou "sujeitar a exame", ou então "condenar a alguém que é digno de juízo.

Ambas as possibilidades são sentidos autênticos dessa palavra. Mas aqui está em foco a ideia de fazer um auto exame, uma auto investigação, em que o crente procura discernir se é própria a sua participação na Ceia, por serem dignos os seus motivos e as suas ações.

Assim, pois, é importantíssimo que o crente faça um "inventário" de si mesmo. É preciso que o crente enfrente honestamente os seus pecados, com o propósito de abandoná-los.
Deveria perdoar a seus irmãos e buscar deles o perdão para as ofensas pessoais que porventura os tenham atingido por sua culpa.

O "exame" das condições espirituais e morais da vida antecipa o arrependimento, embora isso não seja explicitamente declarado aqui. O simples reconhecimento do que está errado na vida do próprio indivíduo dificilmente é suficiente para levá-lo ao arrependimento. Por isso mesmo é que Paulo esperava que aqueles crentes de Corinto se arrependessem de seu espírito faccioso, de sua cobiça, de sua adoração aos "heróis", de sua imoralidade, de sua sabedoria humana, da exaltação em que tinham a sabedoria humana, de sua glutonaria e de sua embriaguez. Tal exame, que resultaria em arrependimento, produziria a "dignidade" que o crente precisa possuir, a fim de participar apropriadamente da Ceia do Senhor.

O Senhor Jesus nos chamou para a comunhão, e não para o exclusivismo. Eu concordo quando alguns teólogos afirmam que "O caso em que o auto exame termina, em um veredito desfavorável, não entra aqui em consideração, porquanto fica pressuposto que tal veredito conduzirá o indivíduo ao arrependimento e à correção de suas ações".

".. .sem discernir o corpo..."

Está aqui em foco o corpo do Senhor. A palavra "...discernir..." é tradução do vocábulo grego "diakrino", que significa "julgar corretamente" a seriedade do rito, porquanto abusar desse símbolo significa abusar da realidade simbolizada. Assim sendo, o crente deve "discernir" corretamente qual é o significado da Ceia do Senhor, quão sagrada é ela, e quão mais sagrada ainda é a realidade espiritual que ela representa.

3. Lições da Ceia do Senhor


DINÂMICA COM A SALA DE AULA
(O material deve ser usado por um adulto e não pode ser ingerido)

Material: Água, água sanitária e iodo (Vende nas drogarias).Desenvolvimento: Mostre o copo com água (meio copo) e fale que ali somos nós quando Deus nos criou , livre do pecado , puros. - Misture o iodo com a água e diga: - Ai um dia nos afastamos de Deus e ficamos cheios de pecado (a água ficará escura). -Pegue um pouco de água sanitária e derrame sobre o recipiente com iodo (que estará escuro) e depois de derramar o liquido voltará a ficar transparente como água e diga que um dia a gente conhece alguém que nos leva para conhecer a Jesus e somos transformados e renovados por Deus e voltamos a ser como Ele nos criou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário