sexta-feira, 3 de novembro de 2017

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 6 - A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus - 05/11/2017

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 6

A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus - 05/11/2017



O QUE É SALVAÇÃO?

PROFESSOR (A), A Paz do Senhor!
Explique inicialmente o que é Salvação.

A salvação é uma obra de Deus, ela é de graça! Ela não é conquistada por mérito próprio e muito menos através de um troféu pelas suas caridades praticadas. A Salvação não pode ser comprada, é um presente de Deus e uma dádiva de Deus que custou caro demais, custou o sangue do Filho de Deus - JESUS CRISTO, Ele nos resgatou pelo seu próprio sangue. Deus nos oferece gratuitamente este presente, o presente da vida eterna que recebemos pela fé e pela morte de Cristo em nosso lugar.


PROFESSOR (A), explique com clareza os dois textos de referência desta lição.

INTRODUÇÃO
TEXTO DE REFERÊNCIA - Explicação


Professor (a), leia ao menos com a classe

de 2 a 3 vezes o texto de Romanos 3 e Efésios 2

Antes de tudo, note que em RM 3:18 Paulo diz "Não há temor de Deus diante dos seus olhos". (Veja Salmos 36:1) O princípio da sabedoria é o temor de Deus, em face da ausência desse temor é que os homens não temem destruir a si mesmos e aos seus semelhantes, Paulo afirma que nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas obras da lei (Rm 3.20) e em Rm 2.23,24 Paulo afirma" Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."

Em Romanos 3:19,20  Paulo argumenta ainda que:


1. Os gentios estavam inevitavelmente  perdidos  e assim teriam permanecido se não fosse a intervenção divina e os judeus, embora aparentemente e moralmente melhores que os gentios, estavam distantes da aprovação divina, uma vez que, também falhavam em viver à altura da luz que possuíam.
2. Não somente isso, mas mesmo que tivessem cumprido a lei, isso não lhes teria resultado em salvação, NÃO É POSSÍVEL QUE A LEI PUDESSE SERVIR DE MEIO DE VIDA ETERNA
3. A função da lei era totalmente mal compreendida pelos judeus. Pois a lei jamais foi doadora de vida.
4. A lei, quando corretamente usada, empurra os homens na direção de Cristo, por mostrar que estão perdidos sem Ele. 

Em Atos 15.10 Paulo enfatiza que essa é a carga que ninguém podia suportar . É somente quando um homem não tem mais para onde apelar que geralmente ele reconhece que não somente está em estado de impotência espiritual, mas também está sujeito à justa condenação no tribunal de Deus. 

Este estado que chegamos a reconhecer nossa incapacidade espiritual e nossa responsabilidade diante de Deus, deveria sobrevir naturalmente aos judeus. O teor inteiro das Escrituras deveria ter criado nos judeus a convicção de pecado e culpa, e, em consequência, deveria tê-los despertado para o senso do julgamento iminente.

Uma outra função da lei de Moisés  é aqui especificada. Seu propósito jamais foi de servir de meio de justificação, mas antes, de meio que revela a verdadeira natureza do pecado.

PROFESSOR (A), explicou Romanos 3?
Elabore algumas perguntas para toda sala, exemplos:




EFÉSIOS 2
Já na referência de Efésios 2, se iniciarmos a leitura em Ef 2:16 "...e pelo cruz reconciliar ambos com Deus, por intermédio da cruz, tendo por ela matado a inimizade;"

Vemos que  a palavra "reconciliasse"  significa: 
reconciliar, por em harmonia, unificar.

Esse conceito requer a ideia de perdão de pecados, a cruz é o agente dessa reconciliação. (Cl. 1:20,21 e 2:20). Cristo estabeleceu a "paz" através do "sangue de sua cruz", tendo reconciliado aqueles que antes eram inimigos.

A ideia básica aqui da palavra reconciliar é "alterar totalmente de uma coisa para outra".  A reconciliação olha para o efeito da morte de Cristo sobre o homem e é esse efeito da morte de Cristo, sobre o pecador crente que, mediante o poder divino, opera nele uma ‘total modificação’, na direção de Deus, tirando-o da atitude de aversão e dando-lhe amor e confiança.



Efésios 2:18: porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espirito

 "...por Ele..." ou seja "em Cristo, , isto é, "por meio Dele. Cristo é o agente, a causa, a
fonte originária do acesso a Deus Pai; e esse acesso é mediado pelo Espírito Santo, através de sua presença habitadora.

2:19: Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,"

Os gentios estavam longe, porquanto eram "...estrangeiros...", isto é, "desviados", e também eram «"...peregrinos...", ou seja, não tinham pátria espiritual fixa. Como que eram pessoas "destituídas de uma pátria espiritual»", o apóstolo Paulo, pois, utilizou-se de várias metáforas para enfatizar a unidade e a benção que nós obtemos em Cristo.

"...concidadãos..." Eram peregrinos e estrangeiros neste mundo, sem direitos e privilégios, porém esta situação é revertida em Cristo; pois, nele os gentios são feitos concidadãos, isto é, cidadãos em pé de igualdade com os cidadãos anteriores.



"..santos..." Os que são "santificados", aqueles que tem a responsabilidade de buscarem sua transformação segundo a imagem de Cristo. Esta família é "santa", os cidadãos da terra celestial são santificados por intermédio de Cristo.

"da família de Deus..." Nessa família não há escravos. (Ver Rm. 8:14-39) acerca do conceito da "filiação a Deus", onde Jesus Cristo aparece como o Irmão mais velho, e onde também são expostas as bênçãos que tal relacionamento nos traz.


PROFESSOR (A), explicou Efésios 2?
Elabore algumas perguntas para toda sala, exemplos:











1. A necessidade de salvação


Porque nós estávamos separados de Deus pelo pecado!


A obra expiatória de Cristo possui múltiplos efeitos sobre nós.

Vamos examinar quatro dos termos mais importantes do Novo Testamento para descrever estes efeitos que mostram como a morte de Cristo satisfez os quatro requisitos que temos como pecadores:

1.     Nós merecíamos a morte como castigo pelo pecado.
2.     Nós merecíamos sofrer a ira de Deus contra o pecado.
3.     Estávamos separados de Deus por causa dos nossos pecados.
4.     Éramos escravos do pecado e do reino de Satanás.

Estes quatro requisitos foram satisfeitos pela morte de Cristo:

Sacrifício -  Cristo morreu por nós por um sacrifício para pagar a pena de morte que nós merecíamos pelos nossos pecados.

Propiciação - Para fugir da ira merecida de Deus, Cristo morreu em expiação dos nossos pecados.  Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 Jo 4.10

Reconciliação - Para superar nossa separação de Deus, precisávamos de alguém que nos reconciliasse e, assim, nos trazer de volta à comunhão com Deus. Paulo diz que "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;" 2 Co 5.18

Redenção - Porque, como pecadores estamos escravizados ao pecado de Satanás, precisamos de alguém para nos dar a redenção e por isso nos "redimir" da escravidão. Quando falamos de redenção, a ideia de "resgate" vem à mente.

Um resgate é o preço pago para redimir alguém da escravidão ou cativeiro (ÉRAMOS ESCRAVOS DO PECADO0
. Jesus disse de si mesmo: "O Filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45).

A penalidade do pecado foi pago por Cristo e recebida e aceita por Deus Pai. É o suficiente para notar que o preço foi pago (a morte de Cristo) e o resultado foi que nós fomos"resgatados" da escravidão. Nós fomos redimidos da escravidão a Satanás, porque "o mundo inteiro está sob o domínio do maligno" (1 Jo 5:19).

Na verdade, Deus Pai "nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado" (Cl 1:13). Quanto à libertação da escravidão do pecado, Paulo diz: "Mesmo vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

"O pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei mas debaixo da graça "(Rm6:11, 14). Fomos libertados da escravidão do pecado e da culpa da escravidão em seu poder dominante em nossas vidas. 

2. Os processos que envolvem a salvação

PROFESSOR (A), após a explicação de cada item, uma boa sugestão é utilizar O MÉTODO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS COM AS MÃOS, acompanhe na vídeo aula.

2.1. A Regeneração
O termo regeneração encontra-se apenas por duas vezes em todo Novo testamento (M at. 19:28 e  ito 3:5). Na referência do evangelho de Mateus tem um sentido escatológico, referindo-se à restauração de todas as coisas. Certamente, a renovação do indivíduo faz parte da restauração universal. Na referência da epístola a Tito  tem um sentido individual e fala da renovação de cada pessoa, bem como da transformação da personalidade humana.



O agente dessa transformação, segundo é ali declarado, é o Espirito Santo. Em outros trechos bíblicos, a ideia da regeneração é expressa por palavras que significam "gerar" ou dar nascimento a, como se vê em João 1:13; 3:3-8; 1 João 2:29; 3:9; 4:7; 5:1,4,18 e 1 Pd. 3:23.



Nesta última referencia é empregado um termo que significa "gerar novamente".  E a expressão "novo homem", que tem exatamente o mesmo sentido, aparece em Ef. 2:15 e 4:24. A passagem de Ef. 2:5 fala em dar vida.

2.2. A justificação
A justificação é um ato divino. A justificação é uma declaração de Deus, segundo a qual todos os processos da lei divina são plenamente satisfeitos, por meio da justiça de Cristo, em benefício do pecador que o recebe como salvador. Justificação significa mudança de posição espiritual diante de Deus: de condenados para justificados. Esta é a única maneira do homem ter comunhão com Deus, apresentando-se a Ele sem culpa.

A obra redentora resultante do sacrifício expiatório, efetuado por Cristo na cruz, propiciou a maior de todas as dádivas de Deus — a salvação do indigno e miserável pecador.

2.3. A adoção

3. Vivendo como salvos
ATIVIDADES COM A CLASSE

Inicialmente divida a sala em três grupos e distribua três cartolinas com as seguintes perguntas:

EXISTE? SERÁ? O QUE É?

Após entregar as cartolinas com estas perguntas, o professor (a) lê as perguntas na íntegra e pede para o grupo responder, o grupo terá de 5 a 7 minutos para dar três respostas para cada pergunta e escrever as respostas na cartolina
  • EXISTE alguma que vai nos impedir de cair afastando-se de Cristo, que garante que permaneceremos fiéis até morrer e realmente viver com Deus no céu para sempre?
  • SERÁ que vamos passar longe de Cristo e perder as bênçãos da nossa salvação? 
  • O QUE É Perseverança dos santos?  significa que todos os que são verdadeiramente nascidos de novo são guardados pelo poder de Deus e perseverar, como cristãos, até o final de suas vidas, e que só aqueles que perseverarem até o fim podem realmente afirmar que nasceu de novo.

Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar suas respostas, faça a conclusão da lição.

Boa Aula!

Créditos
Gerald R. Cragg
Comentário de Champlin
Hernandes Dias Lopes
Teologia Sistemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário