sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - LIÇÃO 9 SANTIFICAÇÃO: vontade e chamado de Deus para nós

COMENTÁRIOS ADICIONAIS
LIÇÃO 9 SANTIFICAÇÃO: 
vontade e chamado de Deus para nós
03/12/2017



INTRODUÇÃO
Sem a santificação, nenhum homem jamais poderá ver a Deus (ver Heb. 12:14). A intenção do evangelho, é fazer a santidade divina tornar-se uma realidade em nossas vidas, tanto no sentido de ausência de vícios, como no sentido de presença de virtudes.

Em Hebreus somos conduzidos ao tema principal da epístola, Cristo como perfeito sacerdote para toda a humanidade. A clara alusão é ao pecado como uma contaminação, uma imundície da qual o homem não pode purificar-se. Faltando-lhe a purificação, ele não tem acesso a Deus. 

Os pecadores sentem sua contaminação, buscam por quem lhes possa restaurar sua pureza perdida. Acham consolo na promessa que diz: ‘...ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve...’ (Is. 1:18). 

A purificação do pecado inclui: 
1. A remoção do pecado da alma do pecador; 
2. a santificação de sua alma, ficando apagadas as máculas de caráter; 
3. a plena expiação pelo pecado; 
4. a restauração do pecador ao favor divino; 
5. a remoção dos empecilhos à transformação moral segundo a imagem de Cristo; 
6. a preparação para transformação segundo a imagem de Cristo, provocada pela transformação moral. 

TEXTO DE REFERÊNCIA 1 TS 4.2-8

A IGREJA EM TESSALÔNICA 

A história da fundação da comunidade cristã de Tessalônica se acha em Atos 17:1-14. 

Paulo fundou aquela igreja durante segunda viagem missionária, tendo depois partido precipitadamente de Tessalônica, após ter conquistado certo número de convertidos. Em Tessalônica, Paulo, Timóteo e Silas sofreram severas perseguições da parte dos judeus incrédulos e, debaixo de pressão, foram forçados a abandonar a cidade, dessa circunstância, portanto, é que surgiu a necessidade desta epístola, porquanto também os problemas surgiram na comunidade cristã de Tessalônica assim que partiram dali os pregadores cristãos. Dali partiram para Beréia; depois, para Atenas. Mas a retirada precipitada dos obreiros do evangelho deixou os membros da igreja de Tessalônica um tanto menos alicerçados nos ensinamentos cristãos, especialmente no que concerne às questões morais.